Lugar de "Cale-se" - Maria Rita Kehl
Esse texto são apontamentos sobre o texto da psicanalista Maria Rita Kehl sobre a utilização do conceito de "Lugar de Fala" na sociedade contemporânea.
Segue em anexo o link:
O debate acadêmico diverge da interpretação desse termo pelas redes sociais. O Lugar de Fala no contexto do discurso torna-se uma hierarquia de pensamento e a formação de uma subjetividade que integra dialéticas prejudiciais para a luta anti o racismo e homofobia.
Hoje, o identitarismo é a principal razão para o crescimento da direita e extrema-direita no Brasil. O que era pra ser uma teoria para inserção dos marginalizados no debate tornou-se um meio para produzir um campo hegemônico cheio de contradições e alheio à classe operária que não aceita crítica. Uma bolha. E o que era para ser um "fale", se tornou o "cale-se". Uma metafísica foi criada, um elitismo intelectual, que afasta os próprios marginalizados do debate, e o pior: produz uma ideologia de ressentimento que cria conflito entre negros e LGBTQIA+, portadores de deficiência com transgênero e tudo mais.
As identidades são estratificadas e petrificadas, assimiladas pelo capital para ampliar a reprodução do valor. Triste. A esquerda está perdida em suas próprias contradições, e o capital se insere na ideologia anti-capital para se erguer.

Comentários
Postar um comentário